Precursor Imediato de Serotonina
5-HTP ou 5-Hidroxitriptofano é um aminoácido percursor direto da serotonina, muito utilizado em tratamentos de depressão, obesidade, insônia, fibromialgia e até dores de cabeça crônica. Ele é derivado de uma planta encontrada no Oeste da África, a Griffonia simplicifolia.
A serotonina age por todo o corpo, suas funções incluem ações como neurotransmissor, regulador das funções dos músculos lisos do coração e do sistema gastrointestinal e regulador das funções plaquetárias. A serotonina produz em efeito inibitório que aquieta, acalma e promove sensação do contentamento. Parte dela é convertida em melatonina no organismo.
Melatonina é o hormônio que ajuda a determinar o ciclo do sono e do despertar no indivíduo. 5-http é um neurotransmissor que ajuda a normalizar a atividade da serotonina no corpo.
A deficiência do L-5 Hidroxitriptofano está implicada na depressão, no apetite descontrolado, desordens obsessivo-compulsivas, fobia social e síndrome pré-menstrual. Também está envolvido no autismo, na ansiedade, bulimia, pânico, enxaqueca, esquizofrenia e na violência extrema.
É indicado em algumas condições caracterizadas, em parte, por déficits de serotonina, principalmente depressão, além de síndromes neurológicas como Parkinson e epilepsia. Também pode ser utilizada em casos de obesidade, insônia, fibromialgia e cefaleia tensional crônica.
Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 585/2013 do Conselho de Farmácia.
Consulte-o!
Tomar de 1 a 3 Cápsulas ao dia
Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.
- 5 HTP
- 50 mg
- 30, 60 ou 90 cápsulas
De acordo com a compra do cliente.
O uso de 5-HTP em grávidas ou lactantes ainda não foi determinado em testes controlados, entretanto, não deve ser utilizado durante a gravidez. 5-HTP também é contraindicado às pessoas com tumores carcinoides, e durante a administração ou 2 semanas após a interrupção IMAOs (inibidores da monoaminoxidase).
Não deve ser usado concomitantemente com qualquer antidepressivo, incluindo inibidores seletivos da recaptação da serotonina, antidepressivos tricíclicos ou inibidores da monoaminaoxidase; e com agonista do receptor 5-HT1, incluindo naratriptano, sumatriptano e zolmitriptano. O uso concomitante pode aumentar os riscos de reações adversas.
O uso de 5-HTP deve ser evitado por pessoas com doença isquêmica do coração (história de infarto do miocárdio, angina de peito, isquemia silenciosa documentada), espasmo da artéria coronária, hipertensão descontrolada, e outras doenças cardiovasculares significativas.
REAÇÕES ADVERSAS
Quando administrado oralmente, 5-HTP pode causar as seguintes reações adversas: azia, dor de estômago, flatulência, diarreia, vômito, perda de apetite e dificuldade para respirar. Também pode causar eosinofilia assintomática.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Carbidopa: O uso simultâneo pode resultar em um aumento do risco de desenvolver doença de esclerodermia em indivíduos susceptíveis. Pacientes que tomam 5-HTP e carbidopa simultaneamente devem ser monitorados quanto a sinais de alterações na pele, que podem se manifestar como edema e sensação de queimação.
Inibidores da Monoamina Oxidase (IMAO): O uso simultâneo pode aumentar o risco de síndrome de serotonina (hipertensão, hipertermia, alterações do estado mental). Recomenda-se cautela se o tratamento com um IMAO é iniciado com 5-HTP.
Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs – Selective Serotonin Reuptake Inhibitors): O uso simultâneo pode resultar no aumento do risco de síndrome de serotonina (hipertensão, hipertermia, alterações do estado mental). Combinando-se 5-HTP com SSRIs pode-se aumentar o risco de efeitos colaterais serotonérgicos. Recomenda-se cautela se o 5-HTP for utilizado simultaneamente com um SSRI, monitorando os pacientes aos primeiros sinais da síndrome de serotonina, tais como ansiedade, confusão e desorientação.
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas. Os medicamentos são acondicionados da melhor forma possível, podendo ou não estar em um frasco como o da imagem.
3. Pessoas com hipersensibilidade à substância não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
6. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças e animais.
7. Nenhum medicamento deve ser utilizado por menores de 18 anos, mulheres grávidas, lactantes,diabéticos, pessoas com problemas cardíacos, dores de cabeça, problemas de tiroides, pressão alta, depressão, próstata aumentada, glaucoma ou com quaisquer condições psiquiátricas sem orientação médica.
8. Siga corretamente o modo de usar (vide embalagem). "Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado".
9. Todo medicamento manipulado depende do tempo de tratamento e os resultados variam de organismo para organismo. Pacientes com algum problema gástrico, informe durante o atendimento.
10. São necessários dieta e exercícios físicos para auxiliar a redução de peso, queima de gordura e emagrecimento (Consulte um profissional habilitado sempre).
1- http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=474205&indexSearch=ID.
2- http://www.scielo.org/cgi-bin/wxis.exe/applications/scieloorg/ iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=article%5Edart.org&nextAction=lnk&lang=p&in dexSearch=&exprSearch=L-5-HIDROXI-TRIPTOFANO.
3- http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-69842007000400027&script=sci_arttex.
4- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/290757.
5- Hendler, S. PDR for Nutritional Supplements. Montvale, 2001. p. 3-6.
6- Batistuzzo, J.A.O., Eto Y., Itaya M. Formulário Médico-farmacêutico. Tecnopress, 1ª edição, 2000. 7- Nakajima T., Kudo Y., Kaneko Z. Clinical evaluation of 5-hydroxy-L-tryptophan as an antidepressant drug. Folia Psychiatr Neurol Jpn, 1978; 32:223-230.
Manipulação, cosméticos, orçamento de receita e fórmulas exclusivas!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade