Andropausa

Andropausa ou Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino(DAEM)



O que é?

Da mesma forma que as mulheres têm a Menopausa, os homens têm a Andropausa, ou Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM). As mudanças do homem começam com alterações repentinas de humor e fadiga, que começam a surgir entre 40 e 55 anos de idade, quando a produção de testosterona começa a diminuir, porém, diferentemente das mulheres, nem todos os homens desenvolverão o distúrbio.

O nome Andropausa foi criado com referência a Menopausa, porém não ocorre uma pausa, e sim a diminuição da produção, como falamos acima.

O que é testosterona?

Testosterona é o principal hormônio masculino. Sendo produzida majoritariamente nos testículos, ela é responsável por agregar características masculinas ao indivíduo, como: crescimento da próstata, pelos, cabelos, massa muscular, massa óssea e engrossamento de voz. Além de diminuir o estresse, melhora a forma física e garante diversos outros benefícios ao indivíduo.

Causas da Síndrome

Alterações endócrinas, problemas relacionados com o escroto, envelhecimento e até depressão podem ser as causas. Em alguns casos, as causas podem ocorrer em qualquer idade ou fase da vida.

Por isso um(a) especialista endocrinologista’ e/ou urologista devem sempre acompanhar.

Tipos

Andropausa primária

A andropausa primária se caracteriza pela anormalidade dos testículos. Eles passam por uma redução de tamanho, o que ocasiona na queda de produção de testosterona.

Andropausa secundária

O tipo secundário é a deficiência na hipófise ou hipotálamo, ambas glândulas importantes para a produção de testosterona. A hipófise e o hipotálamo estão localizados no cérebro, sendo responsáveis pela produção de hormônios. Junto com os testículos, elas transformam o colesterol em testosterona.

Andropausa mista

Este é o tipo mais raro, pois além da alteração de tamanho ocorre também a deficiência no eixo hipotálamo-hipófise.

Grupos de risco

A partir dos 40 anos, todos os homens estão propensos a manifestar andropausa, entretanto as chances são ainda maiores para os:

- Diabéticos
- Depressivos
- Hipertensos
- Obesos
- Alcoólatras
- Fumantes
- Sedentários

Sintomas

É importante estar atento aos exames clínicos, já que muitos dos sintomas são semelhantes aos de outras doenças e ao simples envelhecimento.

Fadiga, Perda de massa óssea e muscular, Aumento da gordura visceral (na barriga), Comprometimento da memória e funções cognitivas, Mudanças de humor (irritabilidade, angústia, picos de emoção), Diminuição ou perda da libido, Diminuição do número de ereções noturnas ou matinais, Disfunção erétil, Pele seca, Fogacho (calorão), Anemia, Queda de cabelo e/ou crescimento reduzido da barba e redução dos pelos do corpo.

Essa síndrome não tem cura, o tratamento ira auxiliar no diminuição dos efeitos.

Temos vários tipos de tratamentos naturais aqui na Nativa, dentre eles:

Trio do homem
Exclusivamente para o Homem, desenvolvido com o cuidado de ter a dosagem correta para que você possa auxiliar no tratamento da saúde física até sua saúde mental e sexual. 

Tribulus terrestris
Para repor a testosterona naturalmente, uma boa opção pode ser o chá de Tribulus terrestris. Bebendo de duas a três xícaras do chá por dia, o nível de testosterona no sangue aumenta, ele também auxilia na impotência sexual.

Catuaba
A catuaba é utilizada não para reposição hormonal, e sim como afrodisíaco. A árvore cresce principalmente na floresta Amazônica, e os primeiros a usufruírem das suas capacidades foram os índios Tupi.
A planta aumenta o fluxo sanguíneo na região da genitália, o que a torna mais sensível a estímulos e amplia a libido.

Marapuama
Utilizada para manter os níveis de testosterona e disfunção erétil, a Marapuama ainda está sobre estudos, em breve espera-se novas perspectivas sobre a planta.

Maca Peruana
Não é à toa que a planta possui este nome. Desenvolve-se entre 4 e 5 mil metros de altitude, nos Andes Centrais do Peru, onde a temperatura chega a marcar cerca de 25 graus negativos. É utilizada por homens e mulheres, quando o assunto é aumento no desejo sexual e controle e prevenção da osteoporose.

Ginseng
Conhecida como Ginseng coreana, chinesa ou Ginseng asiática, muito já se ouviu falar sobre as propriedades desta erva. Os orientais acreditam que ela possui propriedades antienvelhecimento, imunológicas, estimulador mental e principalmente físico.

Além de tratamentos naturais, existem outros tipos, como selos e injeções.

Lembrando sempre que qualquer tratamento deve ter orientações médicas ou farmaceuticas.
 

Referências:

https://minutosaudavel.com.br/andropausa/ - acessado em 19/04/2018 as 10:00
https://www.tuasaude.com/sintomas-da-andropausa/ - acessado em 19/04/2018 as 10:20
https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/andropausa/ - acessado em 19/04/2018 as 10:21
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/andropausa - acessado em 19/04/2018 as 10:23
https://www.endocrino.org.br/o-que-e-andropausa/ - acessado em 19/04/2018 as 10:25

Posts relacionados:

   

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

NATIVA FORMULA FARMACIA DE MANIPULAÇÃO LTDA. - CNPJ: 49.166.431/0001-11 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade